Veja aqui como fidelizar seus clientes e garanta que seu empreendimento obtenha sucesso e gere muito lucro!
Se você já tem, ou pretende abrir, uma empresa, já sabe que, independentemente do tamanho, é preciso cultivar uma boa clientela, e garantir que a mesma mantenha-se satisfeita, afinal, não há maneira de alcançar o sucesso sem que haja clientes!
O cliente, quando satisfeito, sempre volta, o que garante lucro e também ajuda a divulgar sua marca para outras pessoas. Por isso, é sempre importante agradá-lo e mantê-lo por perto.
Saber como fidelizar os clientes é fundamental para qualquer negócio que busca se consolidar como referência e continuar crescendo no mercado.
Podemos observar, por exemplo, que algumas das empresas mais lucrativas do mundo, como a Coca-Cola e a Apple, devem grande parte de seu sucesso aos inúmeros clientes leais, que falam bem das marcas e estão sempre prontos para defendê-las.
Isso não quer dizer que apenas grandes corporações possuem condições de fidelizar clientes, muito pelo contrário!
Acompanhe aqui a importância de fidelizar clientes e como esquematizar um plano de fidelização:
Fidelizar os clientes é tão (ou mais) importante do que atrair novos. É fundamental sempre manter isso em mente!
Sem isso, por mais que o negócio seja promissor, não será o suficiente para manter a empresa funcionando ou para aumentar os lucros ou expandir a operação.
Elaborar um plano de fidelização pode ser a melhor solução para estabelecer um relacionamento próximo com o cliente, fazendo-o perceber que ele é importante e pode ser recompensado com melhores preços e serviços.
Dessa forma, alguns aspectos são muito importantes e devem ser levados em consideração na hora de criar ações para fidelizar o cliente:
Esteja aberto para escutar o que os seus clientes têm a dizer. Isso ajuda a descobrir quais são suas verdadeiras necessidades e vontades. O contato direto com o consumidor é fundamental. Crie na diretoria da empresa a obrigação de, diariamente, falar com pelo menos um cliente.
Tenha a inovação como um dos principais valores a serem seguidos pela empresa e invista sempre, mesmo em momentos difíceis, em desenvolvimento de novos produtos, processos, tecnologia e divulgação.
Todos os funcionários têm de ter em mente que o consumidor é o alvo final do trabalho e, portanto, deve receber um tratamento único. A equipe precisa parar para pensar se ele vai querer mesmo pagar pelo que a empresa tem a oferecer.
Ter como meta tornar a vida do cliente mais fácil, o que vai além do simples objetivo de apenas resolver seus problemas, é a melhor estratégia para manter o consumidor como o foco central da companhia. É uma visão que requer proatividade.
Ofereça serviços que vão além das expectativas dos clientes e, inclusive, dos concorrentes. É fundamental que ele esteja no centro do processo de tomada de decisões.
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