Ter uma loja virtual é o sonho de muitas pessoas que enxergam na internet o o melhor “terreno” para criar um negócio de alta rentabilidade. Mas é na hora de elaborar o plano de negócios que muitos se questionam sobre as verdadeiras vantagens e desvantagens desse formato de empreendimento.
Por incrível que pareça abrir uma loja virtual tá muito mais ligado a abrir uma nova empresa física do que se pensa. O que muda são os pontos de contato com o cliente, a forma de abordá-los e tudo que gira em torno disso.
Pensando nisso, fizemos uma lista de prós e contras que podem te ajudar nessa empreitada.
O modelo de loja virtual hoje é bem padronizado, o que te permite utilizar soluções rápidas e prontas e começar a vender agora mesmo.
Não que você precise ter a sua loja exatamente como a do seu concorrente, mas estrategicamente é melhor começar com esse modelo pronto para fazer um site mais complexo e ainda melhor no futuro.
Enquanto uma loja física consegue atender apenas o público de sua cidade e regiões do entorno, a loja virtual pode distribuir produtos para todo o território nacional. Sem dúvidas, esse alcance extensivo é um diferencial decisivo para quem busca margens significativas de lucro.
Nós sabemos que a maioria dos estabelecimentos físicos funcionam em horário comercial. Às lojas virtuais entretanto, permanecem à disposição do público 24 horas por dia, 7 dias na semana, possibilitando que as compras sejam feitas de acordo com a disponibilidade de tempo do consumidor – alguns podem preferir fazer compras antes de irem para o trabalho, enquanto outros optam por navegar pelo mercado eletrônico durante a madrugada, por exemplo.
Considerando que o Brasil é um dos maiores países do globo, possuindo 26 estados e um distrito federal não é difícil concluir que a distribuição dos produtos requer uma logística organizada e eficiente desde a finalização do pedido online até o seu despache para a transportadora. Estabelecer essa eficácia em todas as etapas pode ser uma tarefa complexa se não houver uma equipe de suporte que garanta rigor nos prazos.
Como vender perfumes, roupas, sapatos se o cliente não tem a percepção do toque, a visão de como ficará vestido com a roupa ou sapato? Essas ainda são barreiras que geram desconfianças em grande parte dos clientes que estão acostumados a experimentarem e testarem antes de decidir pela compra.
Alguns itens são de difícil comercialização por meio de uma loja virtual, seja por serem perecíveis ou porque o valor não será capaz de cobrir alguns custos, como os de fretes, por exemplo.
E você, o que achou desses itens? Achou vantajoso? Ou não gostou? Deixe seu comentário!