Confira aqui as principais estratégias para aumentar vendas do seu negócio em 2019, e como melhorar o relacionamento com os clientes.
É fundamental ter em mente que a velocidade com que mudanças têm ocorrido no mercado está muito acima em comparação a alguns anos atrás. Com o passar do tempo, novidades são agregadas e, com elas, a competição se torna cada vez mais acentuada. Os empreendimentos nem sempre estão preparados diante das mudanças e podem sofrer com declínio nos resultados, causando problemas de cunho grave.
Pensando nisso, separamos algumas estratégias de negócio para implementação e melhoria no cenário das vendas da sua empresa. Primeiramente, é preciso entender que existem 4 formas principais para aumentar as vendas:
Definir metas é fundamental para qualquer esfera da vida. Metas pessoais, profissionais (e até mesmo amorosas) definem quem seremos amanhã. É preciso definir 3 cenários (primordialmente):
Metas facilmente alcançáveis; metas que são um pouco mais difíceis e; metas que no atual momento parecem quase inalcançáveis. A primeira meta é uma forma de motivação, a segunda de superação, e a terceira é a meta de vitória.
Pense na seguinte analogia: quando se está em uma estrada a noite, o farol ilumina cerca de 200 metros à frente, porém você sabe que pode continuar seguindo pois a estrada estará lá.
Quanto mais andamos em frente, mais caminhos novos se abrem, e assim são nossos passos. Metas muito difíceis não existem e, na hora certa, você vai chegar onde mais deseja.
Os novos clientes são importantíssimos, mas manter os atuais é ainda mais! Para fidelizar os clientes você precisa investir em estratégias de relacionamento. Vale mandar mensagens oferecendo promoções de produtos que a pessoa já comprou ou um recado no dia do aniversário, por exemplo.
Para isso, manter um cadastro de clientes faz toda a diferença. Aproveite a tecnologia e use aplicativos para smartphone.
Se você quer aumentar as vendas em 2019, um bom vendedor é quem fará tudo acontecer. É ele que irá atrás dos clientes, apresentará os produtos e tentará convencê-los a comprar. É preciso sempre buscar melhorias e avanços no modo operacional, a fim de estimular ainda mais seus profissionais e aumentar sua capacidade de negociação.
É imprescindível manter estudos contínuos e sempre ofertar novos cursos. Já que novas metodologias são desenvolvidas a todo momento, você deve deixar seus funcionários preparados e equiparados ao mercado. Além disso, entender sobre os diversos itens do seu mix, e as diferenças e utilidades de cada produto químico, por exemplo.
O e-mail marketing continua forte em 2019. É importante enviar e-mails para o cliente, desde que sejam especificamente criados e personalizados visando aquele que abandonou o carrinho antes de efetivar a compra.
A melhor abordagem aqui é perguntar o motivo que o fez desistir, se a empresa pode fazer algo para ajudá-lo, se ele procura por outro produto, etc. (o que vai muito além de apenas refazer a oferta).
Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. É ela que leva o seu nome e sua oferta ao público, possibilitando a venda. No entanto, muitas vezes precisamos fugir do convencional e buscar novas modalidades de divulgação.
Como citamos acima, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta, mas é preciso aliar outras estratégias que conquistem a atenção do cliente, uma loja decorada, panfletos e ações promocionais são só alguns exemplos.
Tente seguir essas dicas e continue buscando melhorar o seu negócio. Fique de olho em nosso blog para mais dicas!