Ser dono do próprio negócio é uma ideia que tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Não é à toa que o número de MEIs, os microempreendedores individuais, cresceu 19,1% em 2018 em relação a 2017.
Os motivos para abrir uma empresa podem ser vários, mas, muitas vezes, os futuros empreendedores entram de cabeça em um negócio sem estarem preparado. Por isso, preparamos alguns pontos importantes que você precisa se atentar, caso queira abrir uma empresa. Confira:
O futuro empresário deve avaliar com cautela se possui perfil empreendedor,conhecimentos e habilidades para buscar sempre se desenvolver. Isso porque um empreendedor deve buscar sempre se atualizar junto ao seu negócio.
É mais que importante ter competências gerenciais, saber definir metas, estabelecer estratégias, gerenciar finanças, construir vínculos com parceiros e mais. Além disso, você terá que lidar com a gestão de pessoas, saber delegar funções, negociar, motivar funcionários e outras coisas regularmente. Abrir uma empresa é uma conjunção de fatores, lembre-se.
É muito importante que antes de abrir sua empresa você veja se o nome fantasia, o logotipo e demais características emblemáticas já não estão sendo utilizadas por outras companhias.
É importante que você tenha noção do orçamento real acerca dos gastos que serão exigidos para abrir a sua empresa, desde o valor do aluguel, colaboradores, estoque inicial, entre outros. Desse modo, você evita surpresas e dores de cabeça no futuro.
Além disso, é importante fazer esse planejamento separado do seu orçamento pessoal, ok? Não confunda os gastos empresariais com os seus. Planeje-se.
Você já parou para pensar o que o seu público potencial espera do mercado? Esse ponto pode te auxiliar a se destacar da concorrência, determinando a capacidade de crescimento do negócio. É essencial avaliar o mercado, conhecer os principais concorrentes, fornecedores e sua clientela. A partir daí, fazer um planejamento, colocar tudo no papel e ver se será possível oferecer o que é esperado.
Quando você analisa o modelo de negócio, você saberá qual fatia do mercado sua empresa pode “abocanhar”. Claro que, com muito esforço.
Você precisa pesquisar quais as formas de divulgação e estratégias de marketing que o seu negócio utilizará. Lembre-se que não se trata do que você quer, mas do que o seu público quer e de onde ele está. Seu público está nas redes sociais? Ele lê bastante? Ou seria melhor uma estratégia de PDV?
Não espere para investir nas ações de marketing sem ter feito um planejamento importante. Faça um investimento adequado para cumprir com sua expectativa.
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