As bolas para eventos também são conhecidas como balões de látex, foram idealizadas há muitos anos até chegar às prateleiras das lojas. Saiba aqui tudo sobre essa tradição.
Hoje em dia podemos encontrar balões de diversos tamanhos, formas, cores, brilhos, e até os personalizados, que podem vir com fotos ou figuras! Mas nem sempre foi assim.
Historiadores acreditam que os Astecas usavam as vísceras de diversas espécies de animais para confeccionar os primeiros balões quase que sem conhecimento (1400-1700). Essas bolas eram de diferentes formatos e tamanhos, porém pouco elásticas.
Galileu Galilei, no período que compreende de 1564 a 1632, utilizou bolas feitas a partir das tripas de porcos para realizar seus experimentos, entre eles o de medir o peso do ar. Esses balões arcaicos eram usados também em jogos indígenas e esquimós.
O primeiro balão de ar quente foi desenvolvido pelo padre Bartolomeu de Gusmão que fez cinco experiências com pequenos protótipos construídos para exposição, com o objetivo maior de desenvolver os grandes dirigíveis.
Apenas nos anos de 1920 os balões feitos de látex foram inventados. O engenheiro químico Neil Tillotson havia perdido seu emprego durante a Grande Depressão que assolava a economia da época. Cansado de falhar em diversas experiências e tentativas de novas invenções, resolveu tentar algo diferente.
Os balões foram inseridos em festas de aniversários infantis por divertirem as crianças, e o sucesso é tanto que virou profissão.
Cursos específicos e empresas especializadas estão mais comuns do que nunca! São diversas as firmas que se dedicam à atividade de decoração com bolas para eventos.
Com o tempo veio também o aprimoramento. É possível utilizar balões para formar arcos, cascatas, guirlandas, entre outros artefatos decorativos cheios de cores e criatividade.
Balões são opções econômicas e, ao mesmo tempo, versáteis e bonitas para decorar todos os tipos de festas.
Esse tipo de decoração permite soltar a imaginação. Você pode utilizar bolas para decorar desde o chão ao teto; da mesa principal até as lembrancinhas.
1. Combinar as bolas com a temática da festa
Festas de fim de ano, por exemplo, podem ser decoradas com balões metalizados cor de prata e outros brancos, para dar um ar mais sofisticado na decoração.
No caso de um aniversário infantil, as cores tendem a ser bem chamativas, geralmente combinando com o personagem principal do tema, por exemplo, bolas cor de rosa para festa com tema da Barbie.
Foi-se o tempo em que todos os balões eram do mesmo tamanho. Diferentes tamanhos e formatos dão um efeito tridimensional aos arranjos das festas.
Tudo o que você vai precisar é de: 100 bolas nº 9, 100 bexigas nº 6 (de diversas cores), 4 metros de barbante e fita crepe.
Depois de encher todas as bolas (procure utilizar um inflador para facilitar o serviço), forme duplas de balões, amarrando um bico no outro. Faça isso com todos os balões.
Amarre uma dupla de balões à outra, formando algo parecido com uma flor feita de 4 balões. Com ajuda do barbante prenda três dessas flores, alternando sempre as cores.
Após terminar todas as bexigas, basta prender na parede e estará pronto!
Existem empresas que oferecem trabalho personalizado e de qualidade por preço justo, para que você poupe seu tempo e ainda usufrua da melhor decoração.
A Balões Personalizados é uma empresa que conta com profissionais especializados em bolas para eventos. Clique aqui e faça seu orçamento!