Toda a atmosfera do seu ponto de venda deve ser aproveitada como meio de chamar a atenção, é essencial criar estímulos aos clientes em potencial e também aumentar a fidelização dos clientes mais regulares. Na hora de remanejar o espaço e o pessoal, erros muito comuns podem ser cometidos pela empresa. Saiba como evitar esses erros e aprenda dicas que podem contribuir para aumentar suas vendas!
1. Não descuide da vitrine: A vitrine não é um catálogo. Ela deve ser um permanente convite. Um amontoado confuso de diversos produtos é um erro muito comum. Uma vitrine clara, em que se perceba o que é vendido com duas ou três mensagens objetivas já é um diferencial por si só.
2. Iluminação na medida: É desagradável entrar num ambiente escuro, com um tom de penumbra, além de deixar uma péssima primeira impressão. A luz muito intensa também não é legal, pode incomodar os olhos. Procure um equilíbrio que consiga mostrar bem o seu produto e deixar o cliente confortável.
3. Temperatura certa: Se não investir num sistema de refrigeração adequado pode ser que, em algum momento, o interior do seu estabelecimento esteja mais quente do que no exterior, o que é um convite à saída. O ideal é que o cliente fique dentro da loja o máximo de tempo possível, a temperatura certa com certeza ajuda nesse sentido.
4. Cuidado no atendimento: Se o cliente entrou na sua loja, certamente deseja alguma coisa, nem que seja uma informação. Não se irrite com as perguntas tolas, procure entender que o cliente possa ter dificuldade em explicar e seja sempre prestativo, nem que seja para chamar um táxi ou para indicar uma rua. Lembre-se que o mais importante é segurar o consumidor e deixar a sensação de que valerá a pena retornar àquele estabelecimento.
5. Organize o espaço: O cliente tem que perceber, automaticamente e com facilidade, onde é o atendimento e onde estão expostos os produtos. O cliente ocasional, que entra para dar “uma olhadinha”, sairá rapidamente se não identificar corretamente a disposição dos produtos pois não encontrará nada que o interesse de imediato.
6. Sempre dê informações corretas: Se na vitrine há uma mensagem de desconto, cujo prazo já acabou, o cliente que se interessou por ela será perdido. É também um erro grave dar informações diferentes daquelas que estão indicadas na etiqueta ou no manual. Mais cedo ou mais tarde os clientes tomarão consciência de que houve engano e isso prejudicará a imagem do estabelecimento. A má e a boa fama vivem muito do “boca-a-boca”, um erro desses pode atingir gravemente o seu negócio.
7. Renove sua imagem: Uma “remodelada”, de vez em quando, pode estimular a atração de novos clientes e levar os consumidores habituais a interessarem-se pelas novidades.
8. Funcionários bem treinados: Dá péssima impressão um vendedor apenas saber o preço do produto que o cliente deseja e desconhecer as suas características e seus principais benefícios. A formação do pessoal é uma necessidade óbvia, em termos de qualidade de atendimento, capacidade de informação e técnicas de vendas, fatores que poderão proporcionar melhores resultados. O atendimento é ainda o fator que faz a grande diferença.
A grande aposta deverá ser o reforço nestes componentes, principalmente através da formação do seu pessoal. Nota-se já, sobretudo entre os mais novos, uma nova imagem do comércio, fruto da aposta no profissionalismo e na adoção de tecnologias que potencializam os bons resultados.
Invista em qualidade e o retorno será positivo.