Começar um negócio de balões personalizados pode parecer difícil, principalmente para quem não sabe por onde começar. Pensando nisso, separamos um passo a passo para servir de guia aos empreendedores de primeira viagem. Acompanhe aqui!
Guia de como montar um negócio com balões personalizados
Defina seu público alvo
Antes mesmo de anunciar seu novo negócio, é necessário fazer um estudo afundo sobre o mercado. Defina qual público você pretende representar. Com o passar do tempo é possível agradar mais pessoas, mas a princípio é bom escolher entre festas infantis, juvenis ou para adultos.
Tenha um escritório
É muito importante ter um local para atender o cliente, por isso consiga um lugar, ainda que improvisado no início. Pode ser até na sua casa, porém em um cômodo utilizado apenas para esse fim, ou então em uma sala alugada. Não precisa ser nada grande, apenas ter espaço para algumas decorações e peças ilustrativas.
Arranje os materiais necessários
Para iniciar um negócio de sucesso no ramo de balões, o novo empresário precisa colocar na ponta do lápis quais são todos os materiais necessários e específicos para trabalhar da forma correta. Infelizmente alguns deles não serão encontrados em qualquer lugar, por isso é preciso se programar com antecedência.
No caso dos balões, para trabalhar de forma profissional, você precisará de um inflador de balões (aconselha-se comprar no mínimo dois, por nunca se sabe quando um te deixará na mão), além de um medidor de balões, que é utilizado para garantir que todas as bexigas, após cheias, tenham o mesmo tamanho.
Outros materiais para utilizar em casos específicos: Painéis (ou telas chamadas de PDS) que podem ser de plástico (TDB) ou de ferro. Essas armações são utilizadas para confeccionar os painéis de bexigas comumente usados em festas.
A base de mesa para fazer arranjos com balões é importante, além da base de chão que é utilizada para desenvolver arcos e colunas.
Existem outros materiais que você descobrirá conforme seus estudos avançares, mas os citados acima são fundamentais na hora de abrir a empresa.
Se atente à mão de obra
Com o amadurecer do seu trabalho, chegará o momento de contratar pessoas que te ajudem com as decorações. Funcionários são importantes para que você dê conta das encomendas, por isso não hesite muito a contratá-los.
Atenda aos objetivos do seu cliente
Em qualquer negócio ou comércio, o empreendedor precisa ter em mente que atender às expectativas do cliente (ou até mesmo superá-las) é seu objetivo principal.
Seu serviço existe para facilitar a vida do cliente, resolver problemas e diminuir a dor de cabeça dele, ou seja, se ele te procurou para fazer uma decoração de balões em uma festa ou evento é porque ele precisa do seu profissionalismo.
Por isso, evite ao máximo qualquer tipo de atrito com quem te contrata, e analise cada caso separadamente, pois com certeza seus clientes pensarão de forma bem diferente uns dos outros.
Crie um catálogo próprio
Conforme for desenvolvendo trabalhos, fotografe tudo para depois mostrar de exemplo aos futuros clientes em potencial. Nunca use fotos retiradas na internet, isso é anti ético e pode trazer problemas.
Divulgue o seu negócio
A divulgação é a alma do negócio. Investir no marketing é fundamental, principalmente no começo, quando ninguém ainda conhece seu trabalho. Canais virtuais, como blogs, Facebook e Youtube são os mais visados.
Não tenha preguiça de estudar
Para obter sucesso em um negócio, o estudo se faz necessário. Hoje em dia há cursos on-line que tratam da criação e consolidação de novos negócios. Procure uma forma de especializar!
Onde encontrar balões personalizados para começar o seu negócio?
A Balões Personalizados é uma empresa que fornece bexigas para o Brasil inteiro, por isso já está consolidada nesse ramo e conta com todo profissionalismo que você precisa.
Para saber mais sobre balões personalizados, envie um e-mail para atendimento@baloespersonalizados.com.br, ou peça um orçamento através do formulário ao lado esquerdo da sua tela.