A Black Friday é um evento bastante esperado tanto pelos donos de lojas quanto para os clientes que buscam realizar compras por um valor reduzido. Por isso, a ideia central é fazer com que o comércio tenha mais uma data importante para o impulsionamento das vendas.
Ela acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro. Este período acontece após o feriado de Ação de Graça nos Estados Unidos, país criador dessa “estratégia promocional”. Apesar de ela ter sido idealizada lá fora, o Brasil e outros países do mundo acabaram comprando a ideia. Hoje, ela vem ajudando bastante o comércio brasileiro.
Desse modo, é importante que os empreendedores estejam preparados para o evento, criando ações de marketing que coloquem a sua loja em destaque.
Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre a Black Friday e também o que pode ser feito para que as suas vendas sejam ainda maiores, então continue a leitura e passe a aproveitar melhor esta data.
A expressão Black Friday foi criada, inicialmente, para representar um período bastante difícil para os investidores dos EUA. Em 1980, o termo foi usado pela primeira vez, representando, como falado, o tombo de algumas ações que dificultaram a obtenção de bons retornos em relação aos investimentos feitos na época.
Apesar da sua origem ter o mercado financeiro como base, com o passar do tempo ela foi invadindo outros espaços. Esse caminho foi essencial para a sua consolidação como um dia de promoções e vendas. Em 1950, por exemplo, a polícia da Filadélfia utilizou muito esse termo para representar o período entre a Ação de Graças e o jogo entre o Exército e a Marinha, onde muitos turistas visitavam a região.
Essa ligação com o consumismo fez com que a Black Friday assumisse o posto de dia em que as pessoas apresentavam uma tendência maior de compra. Foi então que em 2000, a quarta sexta-feira de novembro passou a ser vista com outro olhar. A partir daí, as lojas passaram a fazer descontos e promoções para atrair ainda mais o seu público-alvo. A ideia foi tão boa que hoje a data é usada em muitos países.
Toda e qualquer ação de marketing, quando bem planejada e executada, tende a trazer bons resultados em relação aos lucros obtidos com as vendas. A Black Friday é uma ótima oportunidade de criar essas ações, pois grande parte do público já está esperando por elas.
Desse modo, as lojas podem começar esse planejamento um tempo antes. O objetivo disso é criar alguns gatilhos que preparem os consumidores para o grande dia. Saiba que promoções que acontecem anualmente na mesma época apresentam uma forte tendência a trazer lucro.
Isso acontece porque as pessoas já criam uma expectativa sobre a data específica e então passam a acompanhar a empresa para tentar identificar o que ela está preparando para o grande dia.
Será nesse momento que antecede a Black Friday que as ações de marketing devem ser feitas, sejam elas online ou nas lojas físicas, onde a decoração dos espaços é vista com uma ótima forma de chamar a atenção.
Agora já se sabe a origem da Black Friday e também como é importante explorar não só o dia, mas também o período anterior à sexta-feira.
É fato que as vendas on-line estão em foco atualmente, porém, nada impede que as lojas físicas façam campanhas para atrair aquele público que está nas ruas e gosta de realizar a compra nos locais de venda.
Para isso, o uso de balões personalizados pode ser uma ótima opção. Eles conseguem decorar os ambientes e a possibilidade de criar diferentes modelos faz com que o cliente consiga ligar a marca ao evento Black Friday.
Veja duas ideias:
A primeira delas é o uso de balões pretos com a logomarca da empresa. Eles podem ser espalhados pelos ambientes da loja, assim como na entrada. O ideal é que eles sejam colocados logo no início da semana. Isso fará com os clientes já passem a entender, mesmo que inconscientemente, que eles têm um compromisso na sexta-feira.
A segunda dica, também com o uso de balões personalizados, é a preparação de um evento especial oferecendo descontos mais do que especiais. Porém, o detalhe fica na personalização dos balões com a porcentagem do desconto oferecido.
Eles podem ficar espalhados pela loja, indicando o quanto o cliente irá economizar em cada item comprado. É claro que essa ideia pode ser adaptada, utilizando cores quentes que representam uma diminuição maior do preço, por exemplo.
A BP Balões está há anos na fabricação de balões personalizados e atende empresas de diversos setores espalhadas pelo país. Esse histórico positivo faz com que a equipe esteja sempre preparada para esses eventos que ampliam a visibilidade do comércio.
No caso da Black Friday, em especial, a equipe da BP consegue, além de entregar os balões conforme o plano de marketing, ainda dar algumas dicas com base em toda a experiência adquirida até hoje.
Ter a oportunidade de contar com uma empresa séria e que consegue compreender as reais necessidades dos clientes, é agir a favor do crescimento do negócio.
Aproveite então para entrar em contato com a gente e comece hoje mesmo a planejar a Black Friday mais lucrativa que a sua loja vai ter.