• Home
  • Blog
  • Dicas para acertar no panfleto de divulgação

Blog

Dicas para acertar no panfleto de divulgação

21/10/2010 Categorias: Dicas,

O panfleto nada mais é que um meio de divulgação de uma marca, produto ou ideia. Feito a partir de papel, é de fácil manuseio e, por seu baixo custo é muito usado a fim de atingir grandes públicos em pouco tempo.

Para que serve o panfleto?

O panfleto de divulgação é desenvolvido para disseminar, em pouco tempo e para o maior número de pessoas possível, ideias, informações, opiniões sobre diversos assuntos, assim como a publicidade de um produto, orientação ou localização de um determinado local.

Enfim, são inúmeras possibilidades de utilização para os panfletos.

Em quais situações o panfleto é recomendado?

Na hora de criar panfleto, deve-se ter em mente que o mesmo funciona como uma estratégia de marketing, que pode trazer informações completas para atrair investidores ou clientes, ou seja, deve ser um panfleto atrativo.

Além disso, os panfletos são portáteis e podem ser distribuídos através de diversos canais, como aqueles que ficam em uma recepção, distribuídos por mala-direta ou simplesmente entregues diretamente aos consumidores.

Um panfleto atrativo não é algo muito complexo de se fazer e pode ser confeccionado em grande quantidade por um preço relativamente baixo.

Mais incentivo às compras

Como o panfleto para divulgação é uma ferramenta de fácil manuseio, que pode ser levada para casa (ao contrário de um ponto de vendas ou comercial), permite que o cliente tenha tempo para observar o produto ou serviço oferecido.

Através de linguagem apropriada, pode-se incluir um incentivo à compra de forma detalhada e convincente.

Normalmente, há um espaço para colocar todas as informações e onde encontrar pontos de vendas, além de diversas razões para adquirir aquele produto ou serviço.

Ao criar panfleto, um empreendimento também pode tirar vantagem ao incluir ofertas ou descontos especiais. Através de uma observação do comportamento do consumidor por meio dessas ofertas, o empreendedor pode determinar quais as melhores estratégias de marketing ou à quais delas os clientes respondem de maneira mais eficaz na hora de trocar esses cupons.

Com o passar do tempo, e planejamento, os panfletos podem ser uma forma eficiente de aumentar a satisfação do consumidor e melhorar o relacionamento entre ele e a empresa.

planejamento para panfleto

Dicas para criar um panfleto atrativo

  • Mostre de cara como sua mercadoria ou serviço pode ajudar o consumidor.  As pessoas nunca estão muito dispostas a lerem um enorme discurso sobre a empresa (claro que em toda regra há exceção. Em alguns casos, pode ser importante contar um pouco da história do negócio para reforçar a credibilidade do que você tem a oferecer);
  • Trate o leitor da forma mais pessoal possível, ajustando o vocabulário e o conteúdo do folheto ao perfil do público-alvo (chamar o leitor de “você”, por exemplo, colabora com a sensação de proximidade). Leve em conta características como a faixa etária, o grau de escolaridade, a classe social e os tipos de interesses;
  • Capriche no visual! Sem capricho e organização, o risco de seu folheto ir direto para a lixeira cresce – e muito.

O leitor pode associar a imagem de seu negócio ao mesmo amadorismo do folheto. Na falta de dinheiro para contratar um fotógrafo ou bom ilustrador, é possível recorrer aos chamados bancos de imagens, que vendem fotos e ilustrações na internet;

  • Evite recorrer a fotos de pessoas, lugares ou coisas sem nenhuma relação com seu negócio;
  • Considere a possibilidade de utilizar fotos de clientes reais, acompanhadas de depoimentos atestando como eles se beneficiaram de seus produtos ou serviços. (Isso ajuda a mensagem a ganhar credibilidade);

Não deixe de acrescentar o endereço de seu site na internet. É nesse espaço virtual que você pode detalhar e acrescentar informações