No artigo de hoje, vamos dar dicas rápidas e práticas para animação com esculturas de balões no mercado de festas e eventos empresariais. Uma alternativa barata que pode lhe trazer uma renda extra em 2022.
Aqui você vai entender o que é preciso para ser um empreendedor no mercado de animação de festas e eventos trabalhando com esculturas de balões.
Atualmente muitas comemorações de aniversário são verdadeiras “grandes produções” mais parecidas com shows artísticos. “A mesa com um bolo enorme e os docinhos” está apenas em nossa memória…
Nas comemorações mais simples de hoje, os pais também desejam “algo a mais” para deixarem, nos filhos, a marca de uma recordação muito especial.
Assim entra em ação o animador de festas.
Para eventos empresariais em shoppings, feiras livres ou exposições, ou até mesmo numa pequena loja de bairro, o animador é uma ótima estratégia para a conquista de clientes.
E foi pensando nesse diferencial, que decidimos escrever esse artigo. Vamos falar com você que deseja ser um empreendedor no ramo de animação de festas e eventos.
Especificamente para esculturas de balões não é preciso qualificação superior.
Mas para outras modalidades de trabalho do animador como pintura facial, contação de histórias, performance artística e recreação, cursos de capacitação ou de nível superior como pedagogia, artes cênicas/teatro ou educação física podem ser o diferencial no mercado.
Procure na região onde mora se existe alguma casa de festas e entre em contato com a empresa e peça informações sobre cursos. Essa é uma forma de você perceber se é isso mesmo que você quer fazer. O animador precisa ser dinâmico, comunicativo. Procure também na internet.
Então como aprender a fazer uma escultura de balões?
Resposta rápida e objetiva: a prática.
Pesquise no Youtube perguntas do tipo:
– Como fazer um chapéu com balões?
– Como fazer bichinhos de balão?
– Como fazer esculturas com balão?
Você vai encontrar dezenas de vídeos tutoriais. Se você quiser, você vai aprender a fazer uma escultura com balões. Assista inúmeras vezes um mesmo vídeo e simplesmente copie o que a pessoa está fazendo. Treine as ações! Mas prepare o ouvido, porque muito balão vai estourar.
Entenda que um passo a passo escrito de uma escultura não vai te ajudar a aprender esse ofício. É tudo visual, porque 3 ações vão interferir diretamente na confecção da escultura:
– o número de inflagens do balão;
– o número de “torções” para fazer as bolinhas e gomos;
– a distância em “dedos da mão” entre a parte cheia e a outra que ficar sem encher no balão.
Quanto mais cheio o balão, menos gomos podem ser formados.
Dica: Balão mais cheio produz esculturas mais simples (ex: coração, chapéu, espada simples, girafa, beija-flor, serpente).
Balão menos cheio vazio produz escultura mais detalhada (cachorro poodle, Joaninha, flor, papagaio, macaco, urso, jacaré, helicóptero e outros)
– balão canudo 260”, você encontra aqui na loja! – Compre 2 ou 3 pacotes com 50 unidades muitos para você treinar bastante.
– inflador manual para iniciantes. Para profissionais mais experientes e eventos muito grandes, talvez o compressor seja o mais adequado.
– caneta permanente (preta e vermelha) para fazer “carinhas e bocas” e outros desenhos nas esculturas.
– tesoura sem ponta
– macacão colorido de palhaço / vestido de boneca ou figurino de algum personagem;
– peruca colorida ou chapéu colorido.
Invente um personagem, seja imitação ou criação própria. Isso vai chamar a atenção do cliente e das pessoas que podem ser futuros clientes.
Inflar o balão = encher
Torção para fazer uma bolinha de 1 ou 2 centímetros
Torção para fazer um gomo = maior que a bolinha (medida de 3 ou mais dedos fechados)
Distância em dedos = dedos juntos
Tenha seu “personagem” e sempre o leve com você para o evento.
Se você tiver a habilidade de contar histórias e for muito bom na confecção de esculturas como balão, você pode unir as duas coisas.
Isso é muito divertido, mas cuidado para não se perder no momento de fazer a escultura.
O personagem vai chamar muito a atenção do público e você pode até captar clientes, com a sua gentileza, forma divertida de abordar tanto adultos como crianças.
Cuidado com excesso na voz, procure conversar (em vez de falar muito alto com as pessoas) enquanto faz a escultura, isso mantém a criança atenta. Se ela for muito pequena e não der papo, converse com os pais.
Seja ágil na confecção. Muitas crianças ou adultos não têm paciência para esperar uma escultura rica em detalhes.
– Assista bastante aos vídeos e treine sempre que puder para melhorar essa habilidade.
– Fotografe todas as esculturas que sabe fazer para montar seu portfólio.
– Grave um vídeo de sua apresentação como “personagem” e mostre o faz. Dica: de 1 a 3 minutos, no máximo, para não ficar cansativo.
– Tenha disponibilidade de horários alternativos em sua agenda como finais de semana para festas infantis, eventos em parques e shoppings e eventos noturnos (feiras e exposições)
– Divulgue entre amigos e redes sociais Instagram, Facebook. (lembre-se: quem é visto é lembrado). O boca a boa funciona muito.
– Ao ser contratado para um evento não se esqueça dos balões, infladores e do figurino.
– Converse com o contratante sobre pagamento, previsão de público, compras de balões a mais, por causa de perda com o estouro. Leve ao menos uns 3 infladores para não correr o risco de ficar na mão sem essa ferramenta importante para o seu trabalho.
– No pagamento, se a contratante for empresa, possivelmente irá exigir nota fiscal de serviços ou um recibo de RPA (recibo de pagamento autônomo). Avalie a situação: veja a possibilidade de ser Microempreendedor Individual (MEI).
– Seja bastante profissional! Animação com escultura de balões é um trabalho sério. Seja compromissado com o que faz; isso é um diferencial no mercado.
Acesse o site da BP e já garanta seus acessórios de trabalho!
Nós da BP Balões temos o maior prazer em atender você!