Ao caminhar pelas ruas você encontra outdoor, banners e cartazes. Ao ouvir rádio você conhece jingles e novos produtos. Na TV você encontra vários anúncios de produtos e serviços… Só com esses exemplos já deu para perceber que a publicidade está inserida no nosso dia a dia, não é mesmo?
Neste texto, vamos explicar sobre o que é publicidade, suas diferenças entre marketing, e assuntos relacionados. Fique de olho!
O que é publicidade?
Em uma definição simples: a publicidade é a comunicação realizada por uma empresa ou organização para promover produtos, serviços e ideias, de modo a persuadir um público a desejar e comprar seus produtos.
É por meio de textos e imagens que a publicidade promete aos consumidores que o uso dos produtos e serviços apresentados pode mudar sua vida para melhor.
A publicidade usa técnicas multimídia para promover suas ideias, produtos e serviços, como explicadas no começo deste texto. Existem spots ou anúncios de TV, publicidade em rádio, anúncios em jornais, colocação dos produtos em programas, filmes e novelas e muito mais.
Diferença entre Marketing x Publicidade
Diferente da publicidade, o marketing é mais estratégico. O marketing é trabalhado a partir de objetivos traçados no mercado: estimular o consumo de vendas online e offiline, aumentar o ROI (Retorno sobre investimento), entre outros.
O marketing é a área responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos do negócio. Os profissionais de marketing costumam nortear seus objetivos com base nos “4Ps”, que são: produto, praça, preço e promoção. O marketing é o responsável pelo planejamento de uma estratégia complexa para impulsionar as vendas, onde é necessário mostrar as forças e fraquezas, dentre outras questões relacionadas ao aumento de vendas.
Publicidade Tradicional ou Publicidade Online?
A verdade é que não deve se escolher dentre os tipos de publicidade. O correto há se fazer é analisar qual tipo de publicidade é capaz de te trazer grandes benefícios, não se esquecendo dos prós e contras de cada tipo.
A publicidade tradicional é conhecida por ser anterior à online. Nela utiliza-se outdoors, merchandasings, banners, ações em pontos de vendas, anúncios em jornais, revistas e variados. Ela é capaz de alcançar centenas, milhares e milhões de pessoas por meio dos veículos de massa.
Já a publicidade online são os anúncios em portais de notícia, propagandas em redes sociais, anúncios de cliques, matérias pagas em sites, vídeos no YouTube e muito mais. Ela também é capaz de alcançar milhares de pessoas, de forma segmentada.
As vertentes da publicidade
O objetivo principal da propaganda, portanto, é a de estabelecer comunicação entre o produto ou serviço e um público alvo específico. Veja os principais objetivos de uma publicidade abaixo:
Informar
– Sugerir usos para um produto;
– Mostrar um novo produto ao mercado;
– Explicar como o produto funciona;
– Informar uma mudança de preço ao mercado;
– Corrigir equívocos;
– Mostrar os serviços disponíveis;
– Construir a boa imagem da empresa;
– Deixar o consumidor seguro com relação à compra.
Persuadir
– Convencer sobre a troca de marca;
– Estimular a preferência por uma marca;
– Apressar os consumidores para comprarem logo;
– Mudar a opinião do comprador sobre as características do produto;
– Convencer os compradores a receberem uma visita de vende,
Lembrar
– Relembrar aos compradores onde vende o produto;
– Relembrar aos consumidores a importância que o produto pode ter no futuro próximo;
– Mostrar que o produto deve ser comprado mesmo durante a baixa estação;
– Lembrar ao máximo da existência daquele produto.
Importância da Publicidade para a sua empresa de balões personalizados
Os balões personalizados podem ser utilizados em situações variadas, ampliando sua possibilidade. Por isso, é preciso um bom serviço de divulgação para esse tipo de empresas. Com as estratégias certas, sua empresa de balões personalizados poderá chegar a mais eventos, aniversários, pontos de vendas de outras empresas.
Pesquise bastante e veja como sua empresa pode crescer. Pense em ações de publicidade tradicional e online! Fique de olho em nosso site para mais dicas!