Você é uma pessoa que, quando compra algum produto, se pergunta como foi feita a sua fabricação ou de onde vem? Muitas pessoas têm essa curiosidade e com um balão personalizado isso também pode ocorrer. Esse artigo é para você, curioso, que quer saber quais são as possibilidades de impressão de balões personalizados para festas e eventos.
Vamos falar tanto de impressão industrial: silkscreen, offset e spray, como impressão mais caseira: o adesivo de vinil. Essa pode ser mais para um evento menor ou até mesmo uma festa de família. O silkscreen também pode ser feito em casa com máquina de prensa para apenas um balão.
O balão de festa tem como precursor uma espécie de “saco inflável” feito de vísceras de animais, principalmente do porco com o povo asteca. Galileu Galilei também usou uma bexiga de porco para experimentos. Em 1824, experimentos com alguns gases e látex realizados pelo professor de física e química, Michael Faraday, permitiram a criação do primeiro balão de látex. Com o passar dos anos, grandes empresas começaram a fabricar os balões em larga escala.
Qualquer balão pode dar um toque especial à decoração de um evento. No entanto, o balão personalizado se sobressai em relação aos outros, porque diferentes imagens e desenhos vão incrementar e dar mais alegria ao evento de acordo com o tema escolhido.
Dependendo do porte do seu evento é que você vai decidir que a personalização seja manual ou em larga escala, a industrial.
A principal matéria prima do balão é o látex, retirado da seringueira, a principal matéria prima. Os outros componentes químicos que fazem a elasticidade da bexiga são os corantes foscos, metalizados e também os perolados.
Para a personalização, são utilizadas três formas de impressão em silkscreen, offset e spray.
Chamado de impressão a quente, o silkscreen é aquele mesmo processo de impressão de camisetas, mas que utiliza uma tinta especial para permitir que ela seja fixada no balão. Ela precisa ser fixada na bexiga após subinflado o látex ou inflado o foil.
Para uma boa qualidade de impressão, é necessário que o balão já esteja inflado para facilitar a prensa fazer o trabalho na posição correta. Para que o balão volte ao tamanho normal sem inflar, basta vulcaniza-lo, aquecendo em um forno ou até utilizando a pistola aquecedora.
Semelhante à impressão em papel, é um método bastante rápido, porém de menor qualidade em relação ao silkscreen. Existe até mais velocidade no trabalho, porém perde na qualidade de impressão. Ao inflar o balão, é possível perceber a granulação com todas as imperfeições.
É um tipo de impressão que permite que o desenho tenha formas geométricas. Com acabamento de “efeito especial” ele não se parece nem com o silkscreen e nem com a impressão offset.
Uma outra possibilidade é a impressão em vinil. Você pode comprar o adesivo pronto e aplicá-lo tanto em balões Bubble e balões metalizados. Pode ser um processo menos industrial, porém ele dá um resultado interessante para quem deseja algo bem diferente.
No entanto, é bom fazer um orçamento prévio para saber realmente se é viável quanto aos gastos. Você também pode comprar a matéria prima e criar seus próprios textos para o vinil. No balão metalizado, o adesivo pode ser aplicado tanto no balão cheio como vazio.
Agora que você já sabe as possibilidades de impressão de balões personalizados, que tal fazer um orçamento para seu próximo evento na BP Balões?
Nossa empresa trabalha com essa escala industrial com grande maquinário para personalizar balões dos mais variados modelos. Clique aqui e faça seu pedido agora.