Organizar evento empresarial pode ser uma grande estratégia de comunicação direta com clientes e consumidores. É necessário que haja bastante planejamento para que tudo saia bem executado pelos organizadores.
Confira dicas imperdíveis para organizar e tirar vantagens do evento empresarial:
O planejamento
É fundamental ter em mente que o planejamento é sempre um dos aspectos de maior importância para qualquer evento. Comece sempre projetando um bom planejamento, que vai desde os preparativos até o dia da reunião.
Defina um orçamento
O primeiro passo não poderia ser outro. Antes mesmo de se atentar aos detalhes, é preciso saber o quanto poderá ser gasto. Os recursos disponíveis vão definir tanto a escolha do espaço quanto a decoração do buffet. Faça uma planilha para facilitar a organização de gastos.
Lembre-se de sempre manter contato com a pessoa que ficará responsável pela contratação de serviços, deixando claro o que deve ter no evento empresarial e qual a quantia de verba disponível.
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Escolha o tema
Mais do que apenas realizar um networking e agradar os clientes, esse tipo de evento corporativo é uma estratégia de marketing para fidelizar o público alvo.
Alinhar a equipe e ter um tema bem definido é essencial para o sucesso da ocasião. Um evento que não dialoga com a interface e o posicionamento da empresa é dinheiro jogado fora.
Defina a quantidade de participantes, data e local
Mais do que detalhes, alguns dados são essenciais. O número limite de participantes, o local e a data, assim como convites, decoração, recepcionistas e outros aspectos, não podem passar despercebidos.
Encontre os melhores fornecedores
Ao contratar um serviço de buffet para fornecer as bebidas e comidas para o evento, procure sempre por aqueles que sejam melhor avaliados e não aposte em um mesmo fornecedor para todas as atividades.
Responsabilidade, criatividade, pontualidade e flexibilidade na negociação de custos são pontos que devem ser visados. Buscar uma referência da empresa que irá contratar é a melhor maneira de conseguir o melhor custo/benefício.
Faça a divulgação
Também é preciso ter atenção à promoção do evento. Apostar na divulgação em diversas mídias, tanto as mais comuns quanto as mais alternativas, como os balões personalizados, são formas criativas de atingir diferentes públicos-alvo.
O evento
Na hora de organizar o evento, deixar toda a responsabilidade nas mãos de empresas terceirizada pode ser um risco!
Por isso, é preciso conhecer de perto todos os funcionários que participarão da ocasião e repassar as coordenadas quantas vezes for preciso, até todos estarem certos de como devem agir.
Se apenas uma pessoa for grosseira com um cliente, isso pode criar um efeito cascata que afetará a imagem da empresa. É fundamental manter sempre um contato amistoso e frequente, levando os consumidores a comprarem as ideias da marca. O evento corporativo nada mais é que uma maneira de encantamento.
Pós-evento
O pós-evento é uma das principais vantagens do evento empresarial, pois é a hora de descobrir as impressões do público participante, bem como de quem contratou os serviços da sua empresa e de todos os fornecedores que trabalharam na ocasião.
Com relação aos convidados, basta enviar uma mensagem, seja através de redes sociais ou e-mail. Importante lembrar de agradecer a presença e convidá-los a comentar sobre algo que gostou, ou não, abrindo espaço para sugestões.
Os convidados são o elemento mais importante e peça chave que levou a empresa a organizar evento corporativo, por isso, esse feedback pós evento é crucial para manter a qualidade do trabalho.
O mesmo é válido para a equipe e empresa que foi contratada para trabalhar na ocasião: Dialogar e perguntar tudo sobre o evento, além de estar aberto a ouvir críticas e sugestões.
As vantagens de organizar um evento empresarial
Um evento corporativo para apresentar um novo produto, impressionar os clientes e colaboradores, além de uma oportunidade de diálogo com consumidores, é de extrema importância para as empresas.
Deixar o cliente confortável e recebe-lo de maneira diferenciada também pode ser um reforço para consolidar a venda.