O Trade Marketing nasceu do marketing propriamente dito, e visa aplicar técnicas voltadas ao desenvolvimento, entendimento e prática de ferramentas do marketing para aprimorar, ainda mais, o vínculo das empresas com seus canais de vendas e, consequentemente, com seus consumidores.
O que é trade marketing?
O trade marketing é qualquer ação que visa aumentar o desejo dos consumidores nas distribuições, ou seja, nos nossos pontos de venda. Exemplo disso é quando vamos em um supermercado e há uma degustação de um produto.
Essas ferramentas fortalecem a relação entre o fabricante de bexigas infláveis e o varejista, dono do negócio que envolve os balões. Ao promover essas ações de relacionamento, ambos criam uma experiência de compra positiva para o consumidor, levando assim ao aumento das vendas.
As funções de trade marketing
- Todo o processo de recrutamento, seleção e escolha de profissionais para atuar nos pontos de vendas com perfis adequados para cada tipo de função;
- Desenvolvimento e criação de ações para diferentes canais de vendas e disposição de produtos;
- Capacitação dos profissionais que foram contratados, de acordo com as necessidades da empresa/produtos;
- Organização das ações de marketing, de acordo com cada ponto de venda e canal, contemplando a implementação de planos, pontos de exposição, positivação, atendimento aos compradores e informações para vendedores;
- Criação de ações de marketing/vendas, focadas no público alvo determinado, para assim maximizar as vendas e aumentar o giro dos produtos/serviços nos pontos de vendas;
- Promoção de estratégias desenvolvidas a partir de análises das informações adquiridas para melhoria da adequação de margem e otimização de investimentos;
- Responsabilidade pela execução e realização de monitoramento e acompanhamento integral da realização de projetos e operações nos canais de vendas.
Os principais benefícios que o trade marketing pode trazer para sua empresa
O trade marketing tem vários benefícios, sendo o principal despertar o desejo dos consumidores num ponto de venda, o que impacta direta. Confira os outros pontos positivos:
- Entendimento das preferências do público alvo, analisando hábitos de compra e opiniões nos pontos de vendas;
- Melhora das relações entre os fabricantes, prestadores de serviços e varejistas.
- Atendimento excelente para os clientes, além de monitoramento dos estoques e apoio ao abastecimento de produtos;
- Apresentação da empresa/produtos de maneira atrativa, visando ganhar o consumidor e chamá-lo para dentro de ponto de venda por meio da experimentação.
Estratégias de trade marketing
- Criar uma aliança entre as áreas de marketing e vendas – as duas áreas de unem para trabalhar em prol dos parceiros;
- Planejar os canais de venda e o público alvo – assim é possível ver quais canais de vendas são mais eficazes para o seu público;
- Criar relações estratégicas entre o fornecedor e os pontos de vendas – fazendo uma ação de trade marketing interessante, é possível ter retorno a curto prazo;
- Garantir que haja atuação da empresa junto aos consumidores finais – os parceiros darão uma experiência aos consumidores;
- Melhorar o posicionamento da empresa e dos produtos no varejo – se a ação for eficaz, assim como seu produto, terá aumento de vendas.
Sua importância para os negócios
Trade Marketing para empresas de São Paulo é fundamental para ter sucesso!Agora que você sabe mais sobre a importância do trade marketing para empresas de São Paulo, pode começar estudando melhor a técnica.
O Marketing em si já é necessário para alavancar os lucros de uma empresa que trabalhe com balões personalizados, e o Trade Marketing surge como uma forma de aperfeiçoar técnicas e melhorar os resultados.
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